Agradecemos imensamente aos professores, à equipe de apoio e ao Pe. André pelo suporte essencial na realização deste evento. O festival ocorreu na Igreja Matriz, no Zé Garoto, e teve a duração de cinco dias, de 17 a 21 de julho de 2017. Durante essa semana, diversas atividades foram ministradas, incluindo aulas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta doce, saxofone, entre outros instrumentos, além de oficinas de regência coral, história da música, sinos (Chimes) e técnica vocal.
Os alunos participaram de diferentes formações e, ao final do festival, apresentaram-se como uma orquestra. Uma equipe de músicos de prestigiadas instituições, como a Orquestra Sinfônica Nacional UFF, Orquestra Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Municipal de São Gonçalo e professores do Conservatório de Música Carlos Gomes (CMCG), lecionaram e compartilharam seus conhecimentos com o público presente.
As aulas, ensaios, workshops e recitais aconteceram na Igreja Matriz, que gentilmente cedeu o espaço e ofereceu apoio logístico ao festival. Além disso, parte dos recitais foi realizada na Galeria de Arte do ICBEU. A iniciativa visa ampliar os pontos de cultura na cidade e democratizar o acesso à música de concerto (música erudita) para toda a comunidade de São Gonçalo.
"O Conservatório de Música Carlos Gomes acredita na interação e na educação musical como ferramentas de transformação, e esse festival reforça nosso compromisso. Entre nossos projetos está a criação da Orquestra Jovem 'Tocando a Vida', que dará ainda mais oportunidades aos jovens músicos da região", destacou Jackson Prevot, diretor do Conservatório.
O festival foi idealizado pelos diretores do Conservatório, Jackson Prevot e Natália Gama, que já estão planejando a próxima edição, com o formato de um festival de verão.
Agradecemos a todos os profissionais que contribuíram para a realização deste evento memorável:
Professora Rafaela Camargo – Oficina de Regência Coral e Canto Coral (Orquestra Municipal de SG e CMCG)
Professora Vânia Lima – Oficina de Sinos (Chimes) e Canto (CMCG)
Professora Natália Gama – Acompanhamento no piano/teclado nos recitais e ensaios (Orquestra Municipal de SG e CMCG)
Professora Joyce Corrêa – Oficina de Flauta Doce (CMCG)
Professor Heloisio Costa – Oficina de Ensino Coletivo e História da Música (Orquestra Municipal de SG e CMCG)
Professor Thiago Martins – Oficina SaxLive (Orquestra Municipal de SG e CMCG)
Professor Yuri Reis – Oficina de Violino / Violino Suzuki (Líder de Naipe da Orquestra Sinfônica Nacional - UFF)
Professor Daniel Passuni – Oficina de Violino e Spalla da Orquestra do Festival (Orquestra Sinfônica Brasileira - OSB)
Professor Carlos Henrique Fernandes – Oficina de Viola (Orquestra Sinfônica Nacional - UFF)
Professor Marcos Rangel – Oficina de Violoncelo (Camerata de Cordas Villa-Lobos e integrante do Duo Rangel)
Professor Manuel Mijares – Oficina de Contrabaixo e Violoncelo, além de maestro da Orquestra do 1º Festival de Música de São Gonçalo
Agradecimento especial:
Igreja Matriz São Gonçalo de Amarante – Pe. André, pelo espaço cedido e apoio logístico às oficinas, recitais e concertos.
ICBEU – Pela realização dos recitais na Galeria de Arte.
Nosso sincero reconhecimento a todos que participaram e tornaram este evento um marco para a cultura musical de São Gonçalo. Que essa iniciativa se fortaleça a cada ano, inspirando novas gerações de músicos!
😘